Vice-Presidente do Sinarq-BA ministra oficina do Solare em Minas Gerais

O projeto Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia (Solare) desembarca na cidade de Ipatinga (MG) no dia 20 de julho. A partir das 14h, no Auditório da Inspetoria do Crea Minas, será oferecida uma oficina prática dos programas de código aberto ministrada pela professora da iniciativa, Paula Moreira, vice-presidente do Sinarq-BA. O evento faz parte do “Projeto Rotas”, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) e pelo Colegiado de Entidades de Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais (CEAU-MG). Em abril deste ano, a arquiteta já havia ministrado um curso apresentando os programas QGIS, de geoprocessamento e formação geográfica, e FreeCAD, de CAD e BIM.

Além do Solare, haverá, no dia 19 de julho, também a partir das 14h no Teatro Zélia Olguin, momentos de debate e capacitação em tombamento e patrimônio cultural, discussões e experiências sobre a arquitetura inclusiva. A participação é gratuita e é possível se inscrever em www.sympla.com.br/caumg.

Confira a programação completa do evento:

Oficina Tombamento e Patrimônio
Quando: 19 de julho, às 14h
Onde: Teatro Zélia Olguin
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre o processo de tombamento de patrimônios culturais e como preservar e valorizar o patrimônio histórico de uma cidade. Serão abordados temas como a importância do tombamento, técnicas de restauração e conservação de edificações históricas. A atividade será conduzida por especialistas na área.

Boas Práticas em Arquitetura e Urbanismo – Arquitetura inclusiva
Quando: 19 de julho, às 19h
Onde: Teatro Zélia Olguin
Nesta palestra, serão apresentadas boas práticas em arquitetura e urbanismo, com foco na inclusão de pessoas com deficiência. Serão abordados temas como acessibilidade, adaptações arquitetônicas e a importância de projetos inclusivos para a sociedade.

Oficina Solare – Softwares Livres
Quando: 20 de julho, às 14h
Onde: Auditório da Inspetoria do Crea Minas
Nesta oficina, você terá a oportunidade de conhecer e utilizar softwares livres voltados para a área de arquitetura e urbanismo. Serão apresentadas ferramentas e técnicas para a criação de projetos arquitetônicos de forma gratuita e acessível.

O que é o Solare?

O Solare – Softwares Lives para Arquitetura e Engenharia – é um programa que tem por objetivo fomentar o uso e o desenvolvimento de softwares livres necessários à prática da arquitetura, urbanismo e engenharia. O Sinarq-BA tem participado ativamente do projeto desde seu início.

Softwares Livres existem por meio de duas comunidades: a comunidade de usuários – os profissionais de arquitetura e engenharia – e a comunidade de desenvolvedores. Na interseção entre ambas, estão os profissionais que auxiliam no desenvolvimento dos softwares. O Solare visa a estimular a formação e organização da comunidade de usuários de modo a manter uma comunidade de desenvolvedores de acordo com seus propósitos.